domingo, 19 de fevereiro de 2017

Regras de pontuação e acentuação

Regras dos Sinais de Pontuação (uso do ponto final e da vírgula)
Utiliza-se o ponto final para:
·       Indicar uma pausa grande. Utiliza-se no final de uma frase (seja esta composta por uma ou muitas palavras) e implica que a informação que queríamos transmitir está completa;
O sol espreguiçou-se e escorregou para a linha do horizonte. Estava cansado.
·       Indicar uma pausa muito grande, com uma ligeira alteração de tópico ou propósito. Utiliza-se no final de um parágrafo; É chamado de ponto final parágrafo.
·       Marcar uma abreviatura, sendo chamado de ponto de abreviatura;
Ex.mo Sr. – Excelentíssimo Senhor ; V. Ex.ª – Vossa Excelência
·       Distinguir a contagem de pontos ou uma enumeração feita por números (ordinais ou cardinais).
1.º (primeiro) ou 1. (Ponto número um.)
Utiliza-se a vírgula para:
·       Indicar uma pausa curta, sendo fundamental para permitir a respiração durante a leitura e garantir a organização fluente da mensagem a transmitir oralmente. É usada para separar:
1.     o vocativo;
     Esqueces, meu filho, que eu também já fui novo.
2.     o modificador apositivo do nome;
     D. Pedro I, o Justo, vingou a morte de D. Inês de Castro.
3.     enumerações e repetições de palavras, quando estas não são ligadas por conjunções;
    Pardais, andorinhas, cegonhas e pintassilgos salpicavam os ares.
         As crianças corriam, saltavam, gritavam sem parar. (or. coordenadas assindéticas)
4.     enumerações e repetições de orações, quando estas não são ligadas por conjunções;
    As horas passavam, os alunos remexiam-se nas cadeiras, olhavam de soslaio para o relógio, suspiravam, voltavam ao trabalho e não havia meio de a aula chegar ao fim.
5.     orações adjetivas relativas explicativas;
    Anabela, que adorava cozinha japonesa, sugeriu sushi como aperitivo.
6.     orações que surgem intercaladas por outras orações, regra geral com o objetivo de explicar, podem ser separadas por vírgulas ou por travessões;
     Isso é impossível, ralhou a mãe, porque as tuas notas são muito baixas.
7.     orações subordinadas adverbiais que surgem antes da subordinante;
    Quando o carro estiver arranjado, iremos dar uma volta.
8.     orações subordinadas introduzidas pela respetiva conjunção ou locução conjuncional;
          Iremos passear, se estiver bom tempo, porque não queremos arriscar uma constipação
9.     orações gerundivas, infinitivas e participiais, ou expressões equivalentes ;
    Anabela, sendo teimosa, conseguiu o que tanto queria. Terminada a tarefa, poderão descansar.
10.  conjunções e expressões conjuncionais com funções adversativas;
     No entanto, o sol continuava a brilhar como se fosse verão.
11.  orações coordenadas introduzidas por conjunções adversativas (mas) ou explicativas (pois);
     Eles queriam, queriam mesmo acabar de plantar todo o jardim, mas a chuva caiu torrencialmente e tudo foi destruído. Estávamos desolados, pois o resultado foi bastante negativo.
12.  os advérbios sim e não da frase que os explica ou esclarece;
     Não, o teu teste está uma lástima.
13.  modificadores de grupo verbal ou de frase que antecedem o sujeito, ou que funcionam como comentário;
           À noite, todos os gatos são pardos. Infelizmente, nem tudo são rosas. Para ser franco, não posso concordar.
14.  Expressões com valor reformulativo ou explicativo (“ou seja”, “isto é”, …)
            Ele infirmou, ou seja, não confirmou a versão do colega.
15.  O nome do lugar, na indicação espaciotemporal.
           Fafe, 15 de novembro de 2016
Erros mais comuns (a evitar):
·       A vírgula nunca separa o sujeito do verbo (predicado);
      O cachorrinho
, correu feliz para a criança.  (vírgula erradamente utilizada)
·       A vírgula nunca separa o verbo do complemento direto ou predicativo do sujeito;
      A Márcia abanou
,   a cabeça zangada.  (vírgula erradamente utilizada)
           O jogo foi ,  extremamente emocionante. (vírgula erradamente utilizada)
                                                                                                     


Principais regras de acentuação

As palavras


acentuam-se quando:

Exemplos
Agudas ou oxítonas
(têm a tónica na última sílaba)
1. terminam nas vogais abertas a, e, o (acento agudo) ou nas médias e e o (acento circunflexo), seguidas ou não de s;
sofá (s), pé (s), mó, após
lê (s), três, avô (s), pôs

2. terminam nos ditongos abertos -éi, -ói, -éu, seguidos ou não de s;
anéis, dói, herói (s), céu(s)
3. têm duas ou mais sílabas e terminam em -em e -ens;
 alguém, armazém, convém parabéns, reféns
4. terminam nas vogais i e u que não formam ditongo com a vogal que as precede, seguidas ou não de s.
aí, país, baú (s)
5. As formas verbais:  têm (verbo ter, plural)
  vêm (verbo vir, plural)

Graves ou paroxítonas

(têm a tónica na penúltima sílaba)

1. terminam em i e u, seguidas ou não de s;
júri (s), têxteis
lápis, bónus, vírus
2. terminam em ditongo ou em vogal nasal, seguidas ou não de s;
bênção, órgão, órfã fórum, álbum
álbuns, túneis, fósseis
seríeis, baía, suíno,
3. têm i ou u tónico, desde que não formem ditongo com a vogal precedente;
ruído, viúva, miúdo, juízes, saúde
4. terminam na consoante -l, -n, -r, -x, -ps.
fácil, réptil, hífen,,cânon, açúcar, âmbar, tórax, bíceps
Esdrúxulas ou proparoxítonas

 (tónica na antepenúltima sílaba)
acentuam-se sempre com acento agudo quando a vogal é aberta e com acento circunflexo quando a vogal é média

NB.        Nunca são acentuados os advérbios terminados   em     -mente,              (como rapidamente, facilmente, …), nem os diminutivos e aumentativos (como cafezito, avozinha, )
rápido, fenómeno, ânfora, fôssemos, área, ignorância, inócuo
 NB. Apenas se usa o acento grave ( ` ) nas palavras em que se verificou a contração:
                                   à (a + a),  às (a+as),   prà (para + a),     prò (para +o), pròs (para + os)                                                                                           àquele (a + aquele),   àquela,    àqueles,   àquelas,     àquilo.
            a) O Governo é mau não ajuda os pobres.
            b) O Sporting vai ganhar o campeonato este ano não vai perder.
            c) Comeu a sopa não comeu o bife.                   NB. Alterando a pontuação, modifica o sentido das frases.

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